Artigo I: Energizando Papéis

Constituição v4.1

Artigo I: Energizando Papéis

1.1 Definição de um Papel

Os Parceiros da Organização normalmente trabalharão para a Organização agindo através de um Papel explicitamente definido. Um “Papel” é uma construção organizacional com um nome descritivo e um ou mais dos seguintes:

(a) um “Propósito”, que é uma capacidade, potencial, ou objetivo inatingível que o Papel perseguirá ou expressará em nome da organização.

(b) um ou mais “Domínios”, que são coisas que o Papel pode exclusivamente controlar e regular como sua propriedade, em nome da Organização.

(c) uma ou mais “Responsabilidades”, que são atividades organizacionais recorrentes que o Papel irá desempenhar.

1.2 Responsabilidades de Desempenho de Papéis

Como um Parceiro da Organização, você tem as seguintes responsabilidades para cada Papel que lhe é atribuído e concorda em desempenhar:

1.2.1 Processar Tensões

Você é responsável por monitorar de que maneira o Propósito e as Responsabilidades do seu Papel são expressos, e comparar isso com a sua visão de potencial ideal de expressão, para identificar lacunas entre a realidade atual e uma realidade potencial que você sente (cada lacuna é uma “Tensão”). Você é também responsável por tentar resolver estas Tensões usando as autoridades e outros mecanismos disponíveis para você nos termos desta Constituição.

1.2.2 Processar Propósito e Responsabilidades

Você é responsável por analisar regularmente como promulgar o Propósito e cada uma das Responsabilidades do seu Papel, definindo:

(a) “Próximas Ações”, que são ações que você pode executar imediatamente e que seria útil executar imediatamente, pelo menos na ausência de prioridades concorrentes; e

(b) “Projetos”, que são resultados específicos que requerem múltiplas ações sequencias para atingi-los e que seriam úteis para trabalhar em prol, pelo menos na ausência de prioridades concorrentes.

1.2.3 Processar Projetos

Você é responsável por analisar regularmente como completar cada Projeto que você está trabalhando ativamente em relação ao seu Papel, incluindo a definição de quaisquer Próximas Ações úteis para levar o Projeto adiante.

1.2.4 Acompanhar Projetos, Próximas Ações & Tensões

Você é responsável por capturar e acompanhar todos os Projetos e Próximas Ações para o seu Papel em um banco de dados ou outra forma tangível similar, e por regularmente rever e atualizar esse banco de dados de modo a mantê-lo como uma lista confiável do trabalho ativo e potencial do seu Papel. Você também é responsável por rastrear quaisquer Tensões que você identifique para o seu Papel, pelo menos até que você as processe nos desejados Projetos e Próximas Ações, ou as resolva de outra forma.

1.2.5 Direcionar Atenção e Recursos

Sempre que você tiver tempo disponível para atuar no seu Papel, você é responsável por considerar as Próximas Ações em potencial que você pode desempenhar de forma eficiente e eficaz nesse ponto do tempo, e executar aquelas que você acredita que poderiam acrescentar mais valor à Organização.

1.3 Autoridade para Agir

Como um Parceiro designado a um Papel, você tem a autoridade de executar quaisquer Próximas Ações que você acredita serem razoavelmente úteis para promulgar o Propósito ou as Responsabilidades do seu Papel.

Contudo, você não pode exercer controle ou causar impacto material em um Domínio que é propriedade de outro Papel ou outra entidade soberana, a menos que você tenha permissão para isso. A autoridade concedida nesse parágrafo é mais adiante limitada pelo item 2.1.3.

1.4 Autoridade sobre Domínios

Como um Parceiro designado a um Papel, você tem a autoridade de controlar e regular cada Domínio do seu Papel. Você pode fazer isso analisando caso a caso quando outros solicitarem permissão para impactar um de seus domínios considerando a solicitação e permitindo ou rejeitando a permissão.

Você também pode definir “Políticas” para seus Domínios, que são ou concessões de autoridade que permitem que outros controlem ou causem impacto material em um Domínio, ou limites sobre como os outros podem fazê-lo quando autorizados. Antes de uma Política ser considerada válida, você deve primeiro publicá-la em um fórum conveniente para todos os Parceiros que podem ser impactados.

As autoridades concedidas a você nesta seção podem ser ainda limitadas por restrições definidas no item 2.1.3.